Conselhos para Escrever Objecções
1. Comece com uma introdução que dê nome ao projecto:
“Escrevo para me opor à Central Fotovoltaica de Estoi porque….
2. Exponha a sua opinião ou prova contrária à apresentada no Resumo Não Técnico:
EG.1 Acho que a dimensão de 154 hectares é demasiado grande e sobretudo porque vai danificar uma área enorme de terrenos da Reserva Ecológica Nacional. Não é suposto este tipo de terreno estar protegido? Normalmente, não se pode construir nada.
‘A CFE carece de comunicação prévia à CCDR-Algarve para a ocupação de “áreas estratégicas de infiltração e de proteção e recarga de aquíferos”
Espero que a CCDR não conceda autorização neste caso, pois não me parece adequado fazê-lo.
EG.2 O relatório não técnico refere que vai trazer muito dinheiro para a zona, mas não vejo como. Não são necessários muitos trabalhadores para gerir este tipo de instalação e é mais provável que a população local perca dinheiro, com uma queda no valor das suas casas e menos turistas a virem apreciar a beleza. No entanto, este suposto benefício é mencionado 3 vezes no quadro da página 29.
EG.3 Na página 43, o relatório diz que vão medir os níveis de água no aquífero durante três anos após a instalação, o que sugere que estão preocupados com o facto de o projecto solar afectar os níveis de água;
‘Locais de monitorização: a captação JCS1 Barrocais, que se localiza fora da área de estudo do projecto fotovoltaico de Estoi: O nível piezométrico e obter os parâmetros in situ (pH, temperatura, condutividade)’
Dizem também que vão monitorizar os níveis de metais pesados na água do aquífero;
‘Carbono Orgânico Total (COT), Condutividade, pH, Temperatura, Sólidos Suspensos Totais (SST), Zinco, Cobre, Chumbo, Cádmio, Crómio, Níquel, Ferro e Hidrocarbonetos Totais’.
Por isso, quero mesmo saber o que é que esses painéis solares contêm que possa infiltrar-se na nossa água potável? Este projecto não deve ser autorizado se houver algum risco.
OU
3. Dê a sua opinião ou evidência sobre as omissões do resumo (RNT) :
EG.4 A remoção de 154 hectares de vegetação pode afectar seriamente o ciclo natural da água. Precisamos de plantas para ajudar a estimular a precipitação, por isso, porque é que a remoção das árvores e dos arbustos é menosprezada neste relatório?
Qualquer pessoa que se desloque ao local proposto pode constatar que é muito verde e até o relatório confirma esse facto:
”Actualmente a área de estudo da CFE tem um carácter marcadamente de Matos (cerca de 45%), de Pomares (cerca de 34%), Agricultura com espaços naturais e seminaturais (cerca de 10%), Rede viária e espaços associados (cerca de 4%), Olivais (cerca de 3%), e Culturas temporárias de sequeiro e regadio (cerca de 2%).”
Devíamos estar a plantar mais árvores nesta região seca e não a retirá-las.
EG.5 Grande parte do terreno é Reserva Ecológica Nacional, que quase não é mencionada no RNT, apenas nas páginas 11 e 13. Eu sei que normalmente não é permitido remover vegetação da REN destinada à recarga de aquíferos, então porque é que a Iberdrola se propõe a fazê-lo? É uma regra para os cidadãos normais e outra regra para as grandes empresas.
OU
4. Escreva coisas que se aplicam a si pessoalmente:
EG.6 O projecto proposto fica muito perto da minha casa e estou preocupado com o facto de os camiões passarem pela minha casa durante muitos meses durante a fase de construção. Não quero viver com todo esse pó e ruído e, depois, é provável que faça mais calor porque toda a vegetação terá sido removida.
EG.7 A água é um problema real por aqui e a minha preocupação é que o meu próprio abastecimento de água possa ser afectado pela alteração da paisagem. Não é uma boa ideia construir em cima da área de inundação de um aquífero quando se pode potencialmente alterar a forma como o sistema natural funcionou durante milhares de anos.
EG.8 Vivo a sul da área de implementação planeada e estou seriamente preocupado com o encandeamento que vou receber de 175.000 painéis virados na minha direcção.
EG.9 Vivo aqui há vinte anos e, durante esse tempo, passeio os meus cães neste belo local. Esta é uma paisagem clássica do Barrocal e é uma pena destruí-la porque a empresa é demasiado preguiçosa para encontrar um sítio melhor.
OU
5. Escreva sobre coisas de que tem conhecimentos específicos:
EG.10 Eu caço nesta terra desde miúdo e faz parte da minha cultura. Obviamente, sei por experiência que nesta zona selvagem vivem muitos animais e até vi um lince no monte no ano passado.
EG.11 Vejo as águias a sobrevoar esta terra quase todas as semanas, faz parte do seu território de caça. Elas vêm à procura de coelhos e os coelhos não podem viver debaixo de painéis solares, pois não, por isso as águias já não vêm cá. É muito triste pensar que esta beleza pode ser destruída e numa área tão grande. 154 hectares é demasiado grande.
Tópicos sobre os quais escrever….
Lista: Perda de biodiversidade, perda de habitats, erosão dos solos,
