Estudo de Impacto Ambiental (AIA)
em curso

Date: 18/03/2023

A ‘Central Fotovoltaica Estoi’, como é oficialmente referida, encontra-se agora na fase de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). O número do processo é 3621, como anunciado no website da APA (Agência Portuguesa do Ambiente):

https://siaia.apambiente.pt/AIA1.aspx?ID=3621

Infelizmente, a informação de localização que deveria ser incluída aqui, está actualmente em falta, apesar dos pedidos da PROBAAL para a sua instalação.

Após dois anos de espera para que esta informação se torne pública, esperamos que a Agência Portuguesa do Ambiente cumpra o seu dever o mais rapidamente possível.

Os arrendatários de terrenos recebem pagamentos da Iberdrola

Em recente correspondência trocada com a agência portuguesa do ambiente (APA), esta última confirmou que ainda não existe um projecto oficial registado com eles para o projecto solar Iberdola S.A. em Tavria – No entanto, a PROBAAL soube que os proprietários de terras que alugaram terras para o ‘não-projecto’ solar estão actualmente a receber os seus primeiros pagamentos relativos aos contratos que assinaram.

O facto de os contratos estarem a ser pagos, apesar de ainda não ter sido efectuado nenhum projecto oficial registado ou um estudo de impacto ambiental, parece-nos uma forma bastante retrógrada de proceder relativamente a um projecto com efeitos tão devastadores para o Ambiente.

Data: 29/07/2021

Localização apropriada para os painéis solares

A PROBAAL regozija-se e aplaude a colocação de painéis solares no sombreamento do parque de estacionamento no novo supermercado Continente, em S.Brás de Alportel.

Pequenos mas positivos passos como este encorajam-nos, e demonstram claramente, que as instalações solares sustentáveis são possíveis.

Quando locais adequados para painéis solares são identificados e implementados desta forma, poupam a destruição de uma área natural com a mesma dimensão. Todas as ajudas contam!

A destruição de grandes áreas de terrenos selvagens ou arborizados não se justifica quando as soluções são boas e tão prontamente disponíveis. Os governos e os decisores políticos precisam de avançar no sentido de fazer disto a norma para novos edifícios adequados e de direccionar rapidamente as energias renováveis nesta direcção. Legislar onde e em que condições, as centrais de energia solar devem ser instaladas. É imperativo.

Data: 09/07/2021

‘Ecocídio’ a ser definido como um crime

Definidos como “actos arbitrários ou ilegais, cometidos com o conhecimento de que existe uma grande probabilidade de causarem danos graves e generalizados ou a longo prazo ao ambiente” – estabelecer leis que proíbam o Ecocídio, poderia ajudar na defesa do mundo natural.

Data: 27/06/2021

Data: 28/05/2021

400 membros juntaram-se à PROBAAL no Facebook

Obrigado a todos os membros do nosso grupo do Facebook por se juntarem para proteger a terra que amamos aqui no Algarve. Defendendo a água, a natureza e a comunidade, para preservar o

nosso património agora e para o futuro, conscientes de que vivemos no nosso planeta como parte de um sistema interligado, e do qual somos inseparáveis.

                                JUNTOS PODEMOS!

A petição em Change.org recolheu mais de 2000 assinaturas

“Nós, abaixo assinados, peticionamos os Ministros, a APA/AHR Algarve, a Direcção-Geral de Energia e Geologia e os Municípios de Tavira, São Brás de Alportel e Olhão – contra a colocação de uma central solar em terras sensíveis do sotavento algarvio, Portugal :

Pedimos respeitosamente um processo adequado de consulta pública sobre a implementação de projectos solares.

Solicitamos um estudo de impacto ambiental realizado nas quatro estações, incluindo o levantamento hidrológico dos impactos da água.

Pedimos que a localização das centrais solares seja em terrenos já desnaturados, sem destruir áreas sensíveis ou virgens”.

Data: 12/05/2021